Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Fusca: eu também tive um, meu primeiro carro.

Boa parte dos homens brasileiros de meia idade, quero dizer os quarentões entre os quais me incluo, estatisticamente já possuiu, ou usou, ou conheceu alguém que possuiu ou usou o bom carro de todas as horas, defensor da classe menos favorecida e até mesmo de boa parte da classe média, isto mesmo, estamos falando do bom e fiel Fusca, ou Fusquinha para os amantes do histórico modelo.
Segundo os críticos, o Fusca nasceu de um projeto arcaico, para os amantes da história deste herói e companheiro, um projeto eterno, resistente ou ainda feito para durar. O Fusca, nasceu a principio em resposta ao pedido de Hitler a Ferdinand Porsche, o velho "beetle" foi nomeado Volkswagen, carro do povo, proveniente do idioma alemão. Posteriormente nomeado "Volkswagen Sedan", carinhosamente apelidado de Fusca no Brasil.
Seu lançamento oficial se deu em 1.935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, por um preço acessível à todas as classes. Em 1.959 o Fusca começou a ser fabricado no Brasil.
Isto posto, o humilde autor que vos escreve conseguiu comprar o primeiro carro no ano de 1995, com vinte e um anos de fabricação. Isto mesmo faça as contas, meu primeiro carro foi um modelo 1974 de cor verde, que aos poucos passei a reformar adotando-o como membro da família ou em algumas vezes mais que isto, uma outra família. (rsrs)
Reformei bancos, adaptei reclináveis para o motorista e passageiro deixando o traseiro original, eu disse o banco traseiro. (rsrs)
Reformei lataria principalmente a parte dos para-lamas e estribos, diga-se de passagem era o que mais se estragava de lata no fusquinha, com a vantagem de poder comprar as peças deixar no latoeiro e depois de prontos em pouco tempo se fazia a troca. Quase todo mês sempre tinha algo a fazer de reparo no velho fusquinha que deixei novinho e do meu jeito. Depois fui comprando equipamentos de som, e nisto o fusca é bem adaptável, com pouco investimento é possível deixar um som agradável e de boa qualidade.
De mecânica fácil, os reparos eram também acessíveis e atraentes diante de outros modelos, talvez por isto o amante do Fusquinha acabe gastando frequentemente para deixar o carro em boa forma.
Tenho saudades do meu primeiro e único fusquinha, se ele ainda estivesse comigo, e como diriam muitos amantes, se o meu fusca falasse, continuaria sendo parte de minha família.
Muitas aventuras tivemos juntos, ah que saudades!
Certamente quando tiver uma oportunidade de comprar um carro histórico, com a permissão de Deus e o consentimento de minha amável esposa assim o farei, comprarei um fusquinha, quanto mais experiente melhor, já que o fusca em minha vida jamais será velho, sempre terá espírito aventureiro, espírito jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário