Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Meus amigos sinceros, diversos e controversos

Ao longo de minha experiência de vida social, procurei ser amigo e conquistar amigos. Por onde andei assim o fiz por acreditar na necessidade do ser humano viver em sociedade, este processo me envolveu em etapas que considero relevantes na criação e fortalecimento de verdadeiras amizades das quais hoje faço parte e posso contar.
Mas... para isto tive que passar por etapas e três delas que considero essenciais. Na primeira, acreditava em tudo e em todos, em que considero ter sido ingênuo, caindo em armadilhas, sendo trapaceado muitas vezes inclusive por alguns daqueles que se diziam "amigos". Na segunda, fiquei totalmente arisco duvidava de todos, inclusive de boa parte dos amigos sinceros, poderia dizer seguramente que esta fase se enquadrava na insegurança. Por último veio a etapa do amadurecimento, em que diante da experiência, dava tempo ao tempo, ouvindo mais e falando menos.
Mas... estas três etapas me mostraram alguns fatos curiosos, hilários em boa parte, em que pude observar alguns "tipos" de amigos, citarei alguns modelos: a) o amigo "mola" é aquele que te impulsiona a fazer coisas impressionantes, sem medir consequências que em boa parte são danosas; b) o amigo "geladeira" é aquele que vive te colocando numa fria; c) o amigo "racha" é aquele que te convida pra curtir uma adrenalina, mas que se a coisa apertar corre certamente; d) o amigo "político" vive prometendo mas nem sempre cumpre; e) o amigo "amnésia" sempre esquece do compromisso; f) o amigo "salim" aquele que quando o assunto lhe convém diz: Salim sou eu, quando não: Salim saiu; o amigo... poderia citar tantos, dos quais já tive, a quem posso chamar de diversos, mas tem uma classe a que recomendo cuidado redobrado, aos amigos "controversos" estes sim em alguns casos dizem ser amigos, noutros te negam com a mesma facilidade que lhe é natural, alguns depois se arrependem.
Diante de tantos, sou feliz, e louvo a Deus por ter me dado amigos, bons amigos de todas as horas que comigo andam, me aplaudem, são aplaudidos, me socorrem, são socorridos, que consolam e choram e também são consolados. Amigos estes que ganhei através do maior deles, aquele que se fez carne, ele mesmo o Verbo, o próprio Jesus que se fez amigo verdadeiramente incomparável, único, de quem sou servo e é digno de ser Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário